Leilão Seguro - Home - Uma iniciativa ALEIBRAS

Dicas Importantes

O Leilão Seguro preparou algumas dicas importantes antes de efetuar seu lance em um site de leilões desconhecido ou que você desconfia. Confira abaixo:

Existem vários itens que podem ajudar na sua tomada de decisão:

Lista de Leiloeiros Certificados: O Leilão Seguro disponibiliza uma lista de operadoras de leilões de veículos confiáveis para que você tenha total segurança na sua arrematação. Veja aqui.

Dados da Empresa do Leiloeiro: Ao navegar no site, procure verificar o endereço físico da operadora de leilão, seu CNPJ e o nome dos leiloeiros que a operam.

Junta Comercial: Todo leiloeiro é registrado na Junta Comercial do seu estado. Munido do nome do leiloeiro, entre no site da Junta Comercial e verifique se o mesmo está listado entre os leiloeiros cadastrados. Você também pode conferir seus dados cadastrais.

Sites Estranhos: Evite confiar em sites cujo endereço termina em ".com". Verifique a existência de certificados SSL (o cadeado que aparece ao lado do endereço do site) e procure as redes sociais do leiloeiro em questão.


É muito comum em sites falsos o pagamento das taxas, comissões e arrematações em contas de pessoa física diferentes da operadora de leilão descrita no portal. Jamais efetue pagamento em contas que não sejam do leiloeiro oficial.

Arrematar em leilão sempre garante uma boa oportunidade de lucro. Ainda sim, é importante verificar se o valor pelo qual o bem está sendo oferecido não foge muito do preço médio. Variações além de 50% do valor de mercado são incomuns, mesmo em leilões. Desconfie!

Efetue uma busca pelo endereço do site em questão dentro de aspas (exemplo: "www.endereço.com" + fraude ou “www.endereço.com" + golpe) e verifique se surgem registros de reclamações, matérias na imprensa ou, até mesmo, posts em redes sociais falando sobre a procedência do site. Clique aqui para ver a lista de sites falsos que já identificamos.

Verifique se o site possui link para as redes sociais e se há um histórico de postagens e engajamento. Sites fraudulentos costumam 'iniciar' suas redes sociais recentemente e as mantém por curtos períodos de tempo. Também raramente postam conteúdos, até para evitar a exposição.
Os sites certificados com o Selo Leilão Seguro possuem tecnologia extremamente confiável, que garante uma transação segura aos arrematantes. No site Leilão Seguro é possível ver a relação dos leiloeiros acreditados pela Certificação Ebit, que valida a credibilidade, honestidade e excelência. Veja a lista dos sites certificados aqui.
Sim. Depois de tomar as medidas legais, como registrar um Boletim de Ocorrência, clique aqui e denuncie o site falso. Assim, você nos ajudará a divulgar os sites de leilão fraudulentos e que não respeitam o arrematante.